quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Produção de Quadrinhos - zine FOGE!


Saudações! Como vai?

Pra inaugurar meu blog resolvi falar do quadrinho que eu fiz no início de 2018, chamado "FOGE!".

Pretendo que este quadro de produção de quadrinhos (talvez ilustrações e outras coisas também) seja recorrente aqui, funcionando como um diário talvez, mas também para partilhar as minhas experiências na produção de um projeto com vocês e quiçá aprender algo com isso.

Bom, "FOGE!" tem um caráter meio inusual em sua criação, ao menos comparando com outros quadrinhos que eu já tinha feito. A situação era a seguinte: rola um evento de anime não muito grande todo ano na minha cidade e neste ano resolveram abrir um Artists's Alley, eu sempre flertava com a ideia de participar de um e esta era a chance de começar, porém... eu não tinha material pra vender. Eu ainda estava  trabalhando num serviço com horários absurdos e mal conseguia produzir alguma coisa em casa, então meio que desisti da ideia. Mas faltando pouco mais de uma semana pro evento ocorrer eu vi a postagem falando das inscrições pro Artist's Alley outra vez e tive o que podemos chamar de um estalo! E isso fez com que eu me inscrevesse no evento, pois tive uma ideia pra uma hq e a ideia maluca de fazê-la e imprimi-la para vender por lá, mesmo com tão pouco tempo restando e a caótica rotina de trabalho. E assim nasceu "FOGE!".


FOGE! by Luan M.S. on Sketchfab (Modelagem 3D do protagonista de "FOGE!").

A ideia era exatamente essa: fazer uma zine brincando com a linguagem dos quadrinhos com um personagem esquisito que está fugindo por um mundo esquisito.

Na época eu tava vendo muitos vídeos do Rapha Pinheiro no youtube (vejo até hoje inclusive), e acredito que seus quadros "Dissecando Quadrinhos" que fizeram eu ter essa vontade de brincar com a linguagem. E brincar é uma palavra que resume bem "FOGE!", pois fiz ele de uma forma "descompromissada". Da mesma forma que foi um exercício, produzir a zine foi uma grande diversão pra mim, ainda mais em um período de cansaço e tédio por causa do trabalho. Fiz ela da forma que seria mais fácil, leve e divertida de se fazer, isso pra que eu não desistisse e que a falta de tempo e o cansaço não me parassem. Então resolvi fazer desenhos bem simples de desenhar, sem enquadramentos complicados, sem muito detalhamentos.

Mas voltando ao "estalo", foi algo quase como um BIG BANG mesmo, eu tive todas aquelas ideias num só instante, me inscrevi no Artists's Alley, já peguei lápis e papel e esbocei os personagens, peguei um sketchbook tamanho A4, dividi a folha em 10 retângulos na horizontal e já parti fazendo as thumbnails/storyboard já com os diálogos. Tudo isso em menos de 20 minutos e eu já estava desenhando as primeiras páginas.

Desenhei todas as páginas num sulfite A5, 150 g/m², e fiz a arte final com umas brush pens chinesas e uma unipin 0.1. Editei as páginas no Photoshop, aplicando pretos, fazendo correções e letreirando, deixando tudo certo pra imprimir.

No final deu tudo praticamente certo, consegui terminar o gibi a tempo para o evento e ainda levar dois prints para vender (um deles desenhado nesse meio tempo). Infelizmente as vendas da zine foram baixas, ainda é difícil numa cidade pequena as pessoas investirem em material original brasileiro, ainda mais zines que tem pouco apelo visual. Juntando ao fato de que eu sou tímido e um péssimo vendedor, já dá pra imaginar o resultado haha. Porém nem tudo foi um mar de espinhos, resolvi desenhar retratos em "mangá" da galera na hora no evento e com isso faturei grana o suficiente pra pagar meus custos de impressão, já é um começo não é? Ainda tenho a impressão de que eu fui quem faturou mais dinheiro naquele Artists's Alley, uma pena já que nem ganhei muito e tinham vários outros artistas maravilhosos vendendo suas coisas, como o ilustrador Marcos Mansur (Buddha Beatz) que estava ao meu lado com seus prints coloridos e lisérgicos.

Yasuo por Marcos Mansur. (Trocamos meu gibi por este print no evento.)

No geral depois de tudo isso percebi que inconscientemente algumas obras que eu tinha lido por aqueles tempos influenciaram de certa forma em "FOGE!", foram elas: "Salto" do Rapha Pinheiro (o mesmo já citado do canal no youtube), "O Planta" do Gustavo Ravaglio e "Arzach" do grande mestre Moebius.
Isso tudo foi uma boa experiência e continua sendo, já que recentemente entreguei a minha zine ao grande Luciano Salles e descobri que somos, como ele mesmo disse, duplamente xarás haha.

Obrigado a você que leu até aqui! Espero futuramente fazer outros posts de produção no meu blog, até mais!


"FOGE!" está disponível no Tapas para quem quiser ler (embora funcione mais impresso haha), neste link: https://tapas.io/series/FOGE
Se alguém quiser comprar a zine impressa me manda um e-mail: elwarart@gmail.com

Um agradecimento aos meus amigos Luan Mendonça (artista 3D) e Vinicius Barreiros (desenhista,  quadrinista e músico) que estiveram comigo nessa jornada "fugidia"! Valeu!


Elwar.

2 comentários:

  1. UAU BRO! TA LIND EMAI ESSE SITE! E O QUADRINHO MAI AINDA! Muito obrigado por compartilhar comigo para estudos! <3

    Sobre esse yasuo ai fiquei surpreso pelo destaque! hahah foi algo bem simples mas muito valioso pelo visto! Muito bom mesmo, lets drink sometime. :)

    ResponderExcluir
  2. Valeu mano! Tu é fera!
    Bora, temos que combinar. ;)

    ResponderExcluir